sexta-feira, 22 de abril de 2011

Chamsa

خمسة



A Chamsa é um talismã usado como um meio de afastar o mau-olhado.
A mão aberta é um símbolo de generosidade, em meio a tanta inveja. Um gesto de paz num mundo de ódio. A mão de Shalom que estendemos a todos os homens.
Os peixes significam fartura e prosperidade para seu lar ou negócio.
Os judeus, convivendo durante séculos com os povos árabes, incorporaram o costume. Embora a Chamsa não tenha nenhum fundamento na lei judaica.
Esse talismã com o formato de uma mão é usado desde a antiguidade, pelos fenícios, gregos e romanos. Mais tarde, esse amuleto tornou-se popular no norte da África e no Oriente Médio. Entre os árabes, passou a ser conhecido como a "Mão de Fátima", filha de Maomé, ou "Mão de Ala".
-
A Hamsá (árabe: خمسة, hamsah – literalmente "cinco", referindo-se aos cinco dedos da mão) é um artefato místico com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos.
No judaísmo, é que esta é a mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. Seu uso como um amuleto é muito comum no pelos judeus contra o mau-olhado e outras espécies de desgraças. De acordo com os que crêem, é recomendado pendurá-la no pescoço ou ao lado da porta da casa, no automóvel como um excelente meio de prevenção contra acidentes e é possível também grudá-la a carteira ou a bolsa para servir contra o mau-olhado que poderia de algum modo afligir as finanças da pessoa, e também serve como proteção de quem usa ou possui.
Ela é uma mão simétrica, cujo polegar é uma reflexão de outro igual, mas este no lugar do dedo mindinho, tendo o dedo médio como linha de simetria. Ela pode aparecer também como uma mão normal, com um só polegar. Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsá como um escudo contra o mau-olhado já antes do judaísmo e do islão, como um símbolo do ídolo de uma deusa na qual sua mão afasta o mau-olhado.
As vezes a Hamsá é adornada com peixes, olhos e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo. Em certos Hamsás existe uma certa descrição em hebraico,cuja simbologia traz sorte.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário