Carnaval...o que há de sobrenatural nisso?
Carnaval...Amado e odiado por muitos. É período de festas, sexo, drogas, samba e axé music.Tempo de chamar "urubu" de "meu louro”. É momento de inversão...De excesso...De liberação.O pobre se encontra com o rico e ilusionalmente as diferenças financeiras e culturais desaparecem.Os políticos adoram... É momento de aprovar aquelas maracutaias violentas no congresso sem que ninguém preste atenção.
Mas...De onde surgiu essa festa altamente profana?Como tudo começou?
Existem muitas teorias para o princípio dessa festa.Isso por que diversas culturas possuíam celebrações com estilo semelhante na mesma época.
Alguns associam o carnaval com os "Ritos de fertilidade da primavera pagã” ocorridos no Egito.Esta época precede o recuo das águas do rio Nilo.Como todos sabem o Nilo era o grande responsável pela fertilidade do solo local.Então a galera comemorava pra valer pela fartura que viria nas colheitas.
A teoria mais aceita é que o carnaval atual tenha origem no culto a o Deus Baco(ou Dionísio).
Baco é filho de Zeus e Sêmele.Filho de um deus com uma mortal...Nada mais apropriado (sentiram aí a eliminação de valores sociais?).
Hera,a esposa de Zeus sabia do lance e resolveu terminar da maneira dela.Disfarçou-se de mortal e ficou enchendo a cabeça fraca de Sêmele para que pedisse a Zeus uma prova de que era realmente o todo poderoso.Ela, se achando a esperta, pergunta a Zeus se ele faria qualquer coisa que ela pedisse.O otário concorda e então ela solicita que ele se mostre a ela da mesma forma com que se mostra a Hera...Então ela literalmente se arromba.Como palavra de divindade não tem volta, ele é obrigado a se "fantasiar" de deus com nuvens, trovões, raios...E todas essa coisas que dão choque...hehehehe.
Sêmele foi praticamente carbonizada e seu filho (ainda em gestação) conseguiu escapar por ter sangue nobre.Alojou-se na coxa de Zeus e este, quando o filho nasceu, pediu a Hermes que cuidasse do guri sem que ninguém soubesse.
Então começa a infância complicada de Baco, sempre se escondendo e sendo perseguido por Hera...Mas não vamos entrar em detalhes.
O fato é que, um belo dia, já crescido, Baco descobriu a videira!!!Foi só questão de tempo para que descobrisse como fazer vinho.Ao alcançar o sucesso, ele saiu por ai ensinando a todo mundo como fazer...E criou seu próprio culto movido a festas e bebedeira... É claro.
As homenagens a Baco eram sempre orgíacas...Com muita comida e bebida.As Bacantes, que eram as seguidoras de Baco, faziam a festa com a rapaziada.A Bacchanalia ou Bacanal era o nome dado ao festival romano que durava três dias...Com todos os excessos que fossem necessários...Ou não.
Com o cristianismo em voga, a festa acabou proibida...Mas foi só uma questão de tempo para os espertinhos conseguirem incorporar a Bacchanalia aos ritos cristãos...Afinal ninguém queria perder uma festa daquelas.
Surge então o "Carnelevarium"(eliminação da carne)!
O carnaval é como uma preparação para a quaresma,que é um período de reflexão espiritual muito forte dos cristãos e excessos não são nem de longe permitidos.O Carnaval acaba funcionando como um consolo...a galera se acabava no sexo,drogas e qualquer música que estivesse tocando,para na quaresma poder ficar tranqüilo sabendo que já tinha curtido bastante.
Então é isso...Se você não curte o Carnaval brasileiro da forma que é, aproveite de outras formas...E lembrem sempre de quando estiverem tomando uma cervejinha durante esses dias, joguem um pouquinho no chão pro santo...Ou pro Deus.
O cara merece!
Obs: O famoso Rei Momo é apenas mais uma variação de Baco, Dionísio...No fim ...É tudo a mesma coisa .
Obs 2: A obra que ilustra a matéria é de Caravaggio(1571 - 1610).Recomendo que leiam sobre a obra do cara...Vocês vão se surpreender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário