quarta-feira, 14 de abril de 2010

Carrancas!!!

Carrancas!!!

Seguindo sugestões vindas na nossa comunidade mãe ( A Casos Sobrenaturais), resolvi falar um pouco sobre as Carrancas.

Vamos por partes. Você sabe o que é uma carranca? Já viu uma?

Se não viu, veja abaixo:



Agora que sabe como é uma carranca, vamos saber da definição.

Uma Carranca nada mais é que uma escultura, normalmente em madeira ou barro, cujo aspecto representa um ser animalesco com expressão de fúria. Uma designação mais rebuscada seria "Zooantropomorfa", pois é um misto de humanóide com animal. As carrancas, na maioria dos casos, são apenas retratadas com pescoço e rosto. Raramente possuem outra parte do corpo incrementada.

E como surgiu esse bicho feio? Por que são tão conhecidos no nosso país?

Bom. Acredita-se que as carrancas surgiram originalmente com as embarcações que percorrem o Rio São Francisco.

Não se sabe ao certo se a idéia inicial foi derivada da cultura indígena ou africana. O fato é que as tais embarcações usam carrancas na proa com o intuito de afastar os maus espíritos.



Talvez a utilidade seja simbolicamente semelhante ao uso que os Vikings faziam com seus barcos. Estes últimos, chamados Drakkars, costumavam usar na proa a imagem de um Dragão e a decoração externa seguindo o mesmo estilo.

Para que? Eles acreditavam que o mar era habitado por criaturas marinhas malignas como dragões e serpentes gigantes. Com o "disfarce" do barco eles achavam que assustariam tais criaturas.





Com o tempo a popularidade das carrancas aumentou e sua fama de "espantador" de maus espíritos as levou para as residências.

Se tornou bastante comum ter na entrada das casas uma carranca. Atribui-se também a elas o poder de afugentar visitas indesejadas.

As características mais comuns das carrancas são olhos esbugalhados, orelhas grandes e pontudas, uma juba generosa, dentes como presas afiadas, narinas abertas e língua à mostra.

Dizem que quanto mais feia, melhor a carranca. Então os artesãos se esmeiram para tornar a escultura uma coisa de doer a vista.

Hoje existem carrancas de todos os tipos e tamanhos. É mais comum nas casas de moradores de Estados por onde corta o Rio São Francisco como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.



Uma das lendas que envolve a Carranca nas embarcações é associada a outra figura folclórica da região: O Nego D'água (Ou Caboclo D'água). Este último é um ser mitológico que tem mania de virar as embarcações afogando aqueles que estejam nela. Diz a lenda que a carranca, frente ao Nego D'água, consegue se transformar numa criatura viva e enfrentar o bicho. Caso não consiga vencê-lo, pelo menos avisa ao barqueiro do perigo com três gemidos para que este tenha tempo para se salvar.

Ok, meus amigos! Espero que tenham gostado da explicação. E se você é feio e alguém um dia te chamar de Carranca, não leve a mal. Pelo menos os maus espíritos não encostam em você!

Curiosidades:


  • O nome do artesão que faz uma carranca é Carranqueiro.



  • Carrancas é o nome de uma cidade de Minas Gerais. É muito procurada por ecoturistas tendo em vista a grande beleza natural da região, repleta de quedas d'agua.



  • Um dos principais polos de produção e comercialização de carrancas é a cidade de Pirapora, no Alto São Francisco, em Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário