quarta-feira, 14 de abril de 2010

Espelhos Sobrenaturais

Espelhos Sobrenaturais

Lá está você, à noite, entrando no banheiro. Se olha no espelho...Cara de sono... Abre a portinha para pegar a escova ou abaixa para pegar uma toalha no chão... Quando fecha a porta ou se levanta...Lá está, refletida no espelho, aquela criatura assombrosa atrás de você.

Esse é o clichê número 1 dos filmes de terror. Chamado carinhosamente de "Susto do espelho". Está em 90 % dos filmes do gênero e hoje em dia tem sido usado até sem susto nenhum, só para sacanear com você...Que já está esperando o susto.

E nem precisa ser necessariamente um espelho. Qualquer coisa que reflita imagem pode servir. Uma janela, uma panela, uma TV...

Os espelhos tem sido, ao longo dos anos, considerados objetos de grande poder sobrenatural. Já está enraizado na nossa cultura. Qual garota não olhou uma vez na vida para seu espelho e disse a clássica frase bruxal da história da "Branca de Neve" :







- Espelho espelho meu...










Sim! Espelhos mágicos são frequentes tanto em histórias de terror quanto em contos de fadas. Quem não se lembra do espelho que servia de portal onde Alice invadia o País das maravilhas?



A relação entre espelhos e o sobrenatural é antiga, mas tem caído no desuso real e ficado limitado aos filmes. Os mais antigos ainda os respeitavam. Quem nunca visitou a casa de alguma vovó após um recente falecimento na família e descobriu que todos os espelhos estavam cobertos com lençóis? Eles acreditavam que os espelhos poderiam atrair a alma do parente falecido e não arriscavam.

Outra lenda envolvendo o poder dos espelhos também é altamente conhecida. O que você diz quando alguém quebra um espelho? Essa pessoa terá 7 anos de azar, não?

Mas por que isso? Você já se perguntou?

Existem algumas explicações. A melhor delas é que o espelho reflete a sua alma... Ao quebrar um, sua alma fica danificada. Existe uma crença de que o corpo se renova completamente a cada 7 anos. Assim sendo, sua alma seguiria o mesmo rumo!



Mas você quebrou o espelho e não quer esse azar todo? Existem formas de eliminar a maldição do espelho.Uma delas é lavar os fragmentos num rio que siga para o sul. Outros dizem que enterrar os fragmentos do espelho pode funcionar também. Só não me perguntem o porque dessas loucuras.

A ligação entre espelhos e fantasmas tem sido bastante usada ao longo dos tempos, em especial nas lendas urbanas. A já conhecida "Loira do Banheiro", assombração favorita de 99 de 100 crianças em fase escolar, é uma delas.

Quem não se lembra da história, já contada aqui no blag, da garota que foi assassinada no banheiro e cuja alma foi aprisionada num espelho?

Lembram de como fazer ela aparecer? Leiam o texto AQUI...Não vou explicar novamente!

Espelhos são considerados pelos místicos como portal de entrada e saída com o mundo sobrenatural. Seu uso é bastante versátil.

Lembro de uma lenda urbana antiga que me contavam. Se você ir para a frente de um espelho à meia noite apenas com a iluminação de uma vela, poderia ver sua imagem refletida em diversas fases da vida. Uma boa forma de se saber como ficaria quando for mais velho. Mas como sempre, existiam cuidados a serem tomados. Você deveria fechar os olhos e só abrir exatamente maia noite, pois um pouco antes ou um pouco depois, poderia atrair a imagem de um espírito raivoso e morrer.Difícil era saber se seu relógio estava marcando a hora correta...A gente sempre atrasa ou adianta um pouco.

Também dizem que olhando fixamente no espelho você poderia ver um "terceiro olho", uma espécie de "olho mágico sensitivo" que a cultura hindu diz que todos temos e pode ser estimulado. Mas o lance é que você pode realmente ver esse terceiro olho. Olhando fixamente para qualquer imagem, o cérebro tende a mistura-las . Então a imagem do olho esquerdo vai de encontro ao do direito e você verá um terceiro olho meio embaralhado. Essa capacidade é muito usada nas imagens 3d, muito populares nos anos 90 onde figuras saltavam de uma página quando olhadas fixamente.


Eu posso ficar aqui por parágrafos e parágrafos falando sobre espelhos e provavelmente não vou lembrar de todas as suas lendas e aplicações. Vocês provavelmente lembrarão de algumas que não escrevi. Que tal usar os comentários para nos abastecer de histórias?


OBS:

Os filmes realmente usam e abusam dos espelhos.Vamos citar alguns que usaram de forma mais presente:

Candyman: A série de filmes Candyman é bastante conhecida pelos amantes do terror. A história gira em torno do espírito de um escravo que foi torturado e morto pelo seu dono após ter um romance com a filha deste. Sua morte lenta e dolorosa envolveu uma mão decepada, espancamento, mel lambusado no corpo e ser jogado num formigueiro onde foi devorado pelas formigas e picado por abelhas. Por algum motivo ele resolve voltar do mundo dos mortos sempre que alguém pronuncia seu apelido cinco vezes em frente ao espelho.

Espelhos do medo: Um ex policial se emprega como zelador das ruinas de uma antiga loja de departamentos abandonada que teria sido destruída no passado por um incêndio.O problema é que os espelhos do lugar aprisionam um mal adormecido e transforma a vida do sujeito num inferno.

Poltergeist 3: Dentro da série, foi o que mais usou os espelhos como protagonista. Para quem não conhece, a história é baseada num fenômeno chamado Poltergeist, qua basicamente é a atração de fenômenos espirituais por alguma pessoa com amplos poderes sensitivos, mesmo que não saiba que os possui. Nos filmes em questão a "culpada" é uma garotinha que teve o azar de ir morar numa casa construída onde antes era um cemitério. O prédio onde a garotinha foi caçada pela seita de espíritos em "busca da luz" no terceiro filme era praticamente coberto de espelhos por todos os lados.

O Jogo do Espelho: No filme, uma enfermeira é morta num ritual de magia negra desastroso dentro de um hospital psiquiátrico. Tempos depois uma mulher retorna a casa depois de descobrir sobre o desaparecimento da irmã. Mal sabe ela que acaba de ser fisgada pelo" jogo do espelho" hauhauahuaha. Filme muito ruim!


Lenda urbana 3 - A vingança de Mary: Baseado na lenda da Bloody Mary (semelhante à nossa Loira do banheiro). Na noite de formatura um grupo de garotas recita um encantamento em frente a um espelho liberando o espírito vingativo de uma garota que foi morta no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário